No dia 29 de abril, quarta-feira, foi comemorado o Dia Internacional da Dança. Por todos os cantos do mundo, muitos grupos e cias de dança se uniram para confraternizações em praças públicas, teatros e até mesmo em assembléias legislativas, o que caracteriza a força e apoio (dado atual) que têm alcançado os profissionais e estudantes de dança, por parte da instituições privadas e órgãos públicos, com a leis de incentivo à cultura.
Tais incentivos culturais têm proporcionado à Dança rumos cada vez mais acadêmicos, abrindo mão do amadorismo, e buscando aliar a arte, saúde e a educação como princípios básicos para sua sustentação.
É sábido que muitas localidades tal realidade citada(incentivos culturais) ainda não valida, porém profissionais lutam e relutam a cada dia para serem ao menos reconhecidos pelo trabalho que realizam.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID), órgão interno da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.
Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública". Mas como ja fora dito no início do texto, tal realidade, dita por Alkis Raftis, esta parcialmente sendo alterada.
Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública". Mas como ja fora dito no início do texto, tal realidade, dita por Alkis Raftis, esta parcialmente sendo alterada.
O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança arte na vida do ser humano.
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