sexta-feira, 2 de março de 2012

Goiânia vai sediar Festival Internacional de Dança em junho

Catherine Moraes

Para os amantes da dança, eis que chega a boa nova: um Festival Internacional de Dança vai ser sediado na capital entre os dias 6 e 10 de junho deste ano. O evento é organizado pela Dançarte Companhia de Dança com apoio do governo estadual e da Goiás Turismo. O lançamento do festival foi realizado na noite desta sexta-feira (10/2), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

O intuito é reunir cerca de quatro mil bailarinos em cinco dias que contarão com mostras competiva e paralela, mesas-redondas, seminários e feira da dança, que comercializará artigos da área como livros, revistas, roupas e sapatilhas no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). As informações detalhadas serão disponibilizadas no site exclusivo do festival que deve entrar no ar até o final de fevereiro.

De acordo com a diretora geral do festival, Gisela Vaz, os participantes da mostra competitiva deverão passar por avaliação por meio de vídeo. Quanto aos jurados, ela adianta que a ideia é que todos sejam internacionais para não terem contato com os bailarinos e tornar o festival o mais imparcial possível. O Dançarte vai participar apenas da organização, sem competir.

Participações internacionais
Entre as presenças confirmadas estão Cecília Kerche, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Rodrigo Pederneiras, coreógrafo do Grupo Corpo de Belo Horizonte. A abertura será feita pela São Paulo Companhia de Dança, que se apresentará pela primeira vez em Goiânia.
Também está confirmada a participação do grupo norte-americano Miami City Ballet e da Mimulus Companhia de Dança, de Minas Gerais, além de representantes de Cuba, Argentina, Chile, Estados Unidos e França.

Ideia
Ariadna Vaz, diretora financeira do evento, explica que o projeto do festival surgiu em agosto do ano passado, por meio da diretoria de Infraestrutura e Operações Turísticas da Goiás Turismo. Ela afirma que o intuito é fazer com que o festival passe a integrar o calendário anual de eventos culturais do Estado. “Será um intercâmbio muito importante, porque vamos divulgar Goiás e, ao mesmo tempo, trazer toda expressão de dança para o Estado.”

Clube da dança
Na ocasião, será lançado ainda o cartão Clube da Dança. Segunda Gisela, o cartão irá proporcionar descontos em eventos de dança assim como em lojas especializadas. “A ideia é pagar uma anuidade e ter direito a divulgar eventos, serviços e tornar o meio mais popular, centralizado”, conclui.

Um comentário:

  1. Boa noite,
    Estive hoje, sábado, no festival e fiquei encantada. Fico triste que algo tão bacana seja tão pouco divulgado. Pouquíssima informação na internet e na midia. Teu artigo foi o melhor de todos que li.
    saudações, Luciana

    ResponderExcluir