domingo, 4 de setembro de 2011

E que venham outros Guarás



Quão gostosa é a linguagem do cinema. Aliada com a questão ambiental fica melhor ainda. É isso mesmo, cinema ambiental. Após quatro anos, a segunda edição do Guará – Festival de Cinema Ambiental está de volta, e desta vez na capi-tal do Vale do Araguaia.

Por que Barra do Garças? Para o professor do curso de Geografia da UFMT\ Campus do Araguaia e coordenador do Cineclube Roncador, Magno Silvestri, “a cidade é destacada pelas suas características ambientais, de grande beleza cênica, como os rios Garças e Araguaia, a proximidade da Serra do Roncador, com grande potencial turístico, seja no aspecto recreativo, ecológico e místico”.
Mas aí devemos nos indagar: temporada de praia, subidas ao “Cristo” e descidas pelas cachoeiras nos fazem bem? Sim, claro. Em resu-mo, movimentação turística e fluxo de capital. Mas até quando o meio ambiente suportará?

Em quatro noites, de 25 a 28 de agosto, o Festival traz basicamente esse questionamento. Os curtas, médias e longas-metragens balançam as nossas estruturas. Fazem-nos, mais uma vez, refletir e discutir sobre o que estamos saturados de escutar, até mesmo desde nossa formação escolar básica, quando professores desenvolviam projetos no “Dia do Meio Ambiente”, falando da preservação da flora, fauna e blá-blá-blá.

A situação posta é “questão de sobrevivência da espécie humana”, como ressaltado pela organização do Guará. Pensando nisso, devemos exercitar uma “nova conduta”, baseada no uso dos recursos naturais e aparatos tecnológicos com foco na preservação, de modo sustentável.

Algo diferente do que foi verificado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema\MT), que apreen-deu em Barra do Garças 722 quilos de pescado irregular e 23 quilos de carne de animal silvestre (tatu, paca e jacaré) durante o período de férias, no mês de julho. Uso de materiais ilegais e falta de autorização para a pesca também foram identificados.

O trabalho foi complementado por uma parceria da Sema com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Polícia Militar (ambas de Goiás), que efetuou operação de fiscalização e conscientização na temporada de praia no rio Araguaia.

Estas e outras informações nos bombardeiam a cada dia, e muitas vezes passam despercebidas. Ligada à ideia de produção e consumo, a sustentação ambiental é quase indispensável para o almejado bem-estar. Assim como louvamos o futebol, é importante nesta altura do campeonato nos atentar para o que nos cerca. O meio ambiente está dentro de nossas próprias casas, nossa vida. Profundo, não é? Mas atitudes simples fazem a diferença. Acredite! E que venham outros Guarás.

Luiz Carlos Bezerra