sábado, 29 de maio de 2010

Oficina de Dança de Salão da PROCEV-UFMT supera expectativas


“Em uma semana de aulas nem o calor e o cansaço tiveram espaço, diante do interesse dos alunos em aprenderem um pouco da dança de salão”.
Por Luiz Carlos Bezerra

O Programa Unidade da Coordenação de Cultura vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, realizou de 24 a 28 de maio de 2010, no Stúdio da Dança em Barra do Garças, o seu segundo módulo da oficina de dança de salão, com os ritmos: bolero, sertanejo universitário, forró e zouk. Ao todo foram cerca de 25 casais, sendo a maioria dos participantes acadêmicos da UFMT, Campus do Araguaia.
As aulas foram ministradas pela professora Vanessa Costa e por Josué Júnior, ambos da UFMT, Campus de Cuiabá. A carga horária total foi de 20 horas, distribuídas em cinco dias de oficina, com aulas no horário de 19:00 às 22:00 h.
De acordo com os participantes, o conteúdo programático e metodologia dos instrutores mantiveram o pique e animo dos participantes durante toda a semana. “Gostei demais dos professores, o conteúdo foi bem trabalhado e eles nos deixaram com vontade de aprender mais”, afirmou Iago Caetano, 18, aluno do primeiro ano do curso de Ciências da Computação, Campus de Barra do Garças. Seu colega de classe, Reinaldo Augusto, 17, confirma que a participação na oficina é importante por se tratar de expressão corporal, o que é relevante para a vida.
Para Brenda Karoline, 18, discente do Direito na UFMT, Campus de Barra do Garças, a paciência dos professores e a tranqüilidade com que ocorreu a oficina lhe agradou muito, lhe proporcionado um bem-estar físico e mental. Já a acadêmica do segundo ano de Agronomia, Swhelen Saraiva, 25, teve de fazer pequenas pausas para dar conta de participar de toda a programação, por motivos de saúde. “Tudo que movimenta o corpo é bonito, a oficina foi fantástica e os professores demonstraram-se contentes todo tempo, e apesar da minha dificuldade física estou satisfeita”, disse.
No terceiro dia de aula, nem o calor e o cansaço físico tiveram espaço diante da animação e interesse dos participantes, que resistiram a estes pormenores e permaneceram atentos aos mínimos detalhes mostrados pelos profissionais da oficina. “O aproveitamento foi bom para todos, principalmente pelo fato comparecimento dos alunos às aulas. A grande maioria era discente da Universidade, no módulo passado, quase não tivemos acadêmicos participando. Este ano avançamos consideravelmente nosso conteúdo, principalmente pelo interesse demonstrado pelos participantes no desempenho e nos ritmos que trouxemos”, disse o professor Josué Júnior.
Curioso foi o fato de o “zouk” ter causado estranhamento para os participantes, que até então não conheciam tal estilo de dança. Os alunos confessaram que o esforço para aprender este ritmo fora maior. Para a professora Vanessa o zouk é um ritmo, que, diga-se de passagem, pode ser chamado de lambada “chique” e deve ser trabalhado da turma de nível intermediário para o avançado, ou seja, um estilo complexo demais para uma turma de iniciantes na dança de salão. “Nós conseguimos passar boa parte das variações do zouk, que é a sensação do momento em grande parte das cidades. A turma estava bem interessada, e foram muito assíduos, desta forma tivemos uma continuidade, por conta desse fato tivemos condições para avançar com o programa”, afirmou Vanessa.
Entre tantos universitários estava a vendedora Marta Maria, 27, que participou da oficina por intermédio da Assessoria de Comunicação da UFMT em Barra do Garças. Marta contou que dança desde pequena e que gostou muita da oficina, pôde se aperfeiçoar mais ainda. “Pretendo estar envolvida em atividades com esta que proporcionam lazer, saúde e interação entre as pessoas. Os professores são ótimos e a turma foi numerosa e totalmente animada. Eu esperava muito pouco do evento, mas quando me deparei com a amplitude da oficina, admirei”, disse.
Na sexta-feira, uma breve revisão de todas as variações de dança trabalhadas neste segundo módulo e um grande baile marcou o fechamento da oficina. Na oportunidade Vanessa Costa e Josué Júnior apresentaram para a turma coreografias completas, com direito a figurino e músicas especiais. Graduada em educação física, Vanessa leciona aulas de dança de salão na Escola de Artes do Campus de Cuiabá, juntamente com seu parceiro de dança e estagiário, Josué Júnior. Ela sintetiza que em relação ao primeiro módulo o aproveitamento fora ainda mais expressivo, o que pode ser conferido ao fato de que os alunos realmente superaram o que havia sido planejado. “Conseguimos trabalhar mais passos, que não seria para uma turma de iniciante”, constatou a professora. Seu assistente de aulas complementa, “nós preparamos uma programação iniciante e eles foram até um pouco além desta programação, então foi bem gratificante por poder trabalhar estes ritmos com eles. Avançar um pouco mais do esperado”, disse Júnior.
Promover o intercâmbio e promoção cultural entre os Campi da Instituição é o objetivo da Coordenação de Cultura da PROCEV, por meio do Programa Unidade. Iniciativas como esta fomentam a vivência acadêmica e contribuem para a interação entre Universidade e sociedade, quebrando barreiras e estabelecendo um diálogo entre ambas.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bailarino de Cuiabá-MT é selecionado para estudar Ballet em Cuba

"Claudiano Christ é o primeiro bailarino de Mato Grosso rumo a um dos maiores ballets do mundo, o Cuballet, onde vai aprimorar sua técnica"

Da Redação

Em janeiro de 2010, aconteceu em São Paulo, o intercâmbio entre o Espaço Cultural Pinheiros e o Centro Pró Danza de Cuba, evento intitulado Cuballet que está na sua 18ª edição no Brasil e recebe bailarinos e professores de toda America do Sul. Os bailarinos que se destacam podem receber bolsas de estudo para ballet em Havana junto ao Ballet Nacional de Cuba, por onde um ano e meio o bailarino se dedica intensamente à técnica desenvolvida pela escola cubana, uma das melhores do mundo. Claudiano M. Christ é bailarino da Vôo Cia de Cuiabá, que têm a direção geral de Paulo Medina. Este ano a Cia completa 20 anos de atuação em Mato Grosso.
Confira a matéria na íntegra, http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=371418

FOTE: Diário de Cuiabá

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cine Teatro Cuiábá comemora um ano de retorno às atividades



Neste fim de semana o Cine Teatro Cuiabá, patrimônio artístico e histórico do Estado de Mato Grosso, comemora duas datas de grande importância: 68 anos de existência e um ano de reinauguração. Inaugurado no dia 23 de maio de 1942, na área central de Cuiabá, o Cine Teatro permaneceu por 55 anos como principal espaço das atividades culturais da capital, sendo desativado em 1997 por falta de condições de uso. Por meio de recursos do Governo Federal e Governo do Estado, o espaço foi reformado respeitando as características originais de sua edificação e então reinaugurado no dia 21 de maio de 2009, com direito a cortinas e tapetes vermelhos.


FONTE: SEC-MT
IMAGEM: Google

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Claudia Raia apresenta em Goiânia

Claudia Raia chega em Goiania para uma curta temporada de "Pernas Pro Ar". A atriz se apresenta nos dia 26 e 27 de maio, quarta e quinta-feira, às 21h, no Teatro Rio Vermelho (Centro de Convenções de Goiânia). Os ingressos variam de R$ 20,00 a R$ 150,00 .
O elenco de Pernas Pro Ar conta com as participações especiais dos atores Marcus Tumura e Ruben Gabira, além de nove atores-bailarinos. Sete músicos executam a trilha do espetáculo ao vivo, sob a regência e direção musical de Paulo Nogueira, para as versões musicais realizadas por Bibi Ferreira, Sylvia Massari, Zé Rodrix e Claudio Botelho.

Para maiores informações acesse, http://www.nossadica.com/agenda_goiania.php

FONTE TEXTO: zelodigital. com.br
IMAGEM: nossadica.com.br

domingo, 16 de maio de 2010

Secretaria de Assitência Social de Barra do Garças oferece mais seis cursos profissionalizantes no CRAS Construir

Antonio Carlos Carvalho
Ascom-BG

Dando sequência ao projeto de qualificação de mão de obra e oportunizando conhecimento profissional para aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho, ou até mesmo iniciar um pequeno empreendimento, a Secretaria de Assistência Social por meio da Oficina Construir realizou aula inaugural, na quarta-feira (12/05), de mais seis cursos profissionalizantes que irão qualificar mais de l80 alunas ainda neste primeiro semestre, de 2010.
A coordenadora dos cursos, Vera Lucia, disse na abertura dos cursos que esta é mais uma das etapas de qualificação previstas para 2010. na oportunidade Vera agradeceu a primeira dama Laura Beatriz pelo apoio prestado a equipe da Cras Construir. Afirmou que na administração Wanderlei Farias têm se priorizado os cursos profissionalizantes, o que garante às famílias melhoria na qualidade de vida e um ganho extra para auxiliar no orçamento familiar.
Os cursos ofertados que encontram-se em execução são: Pinturas em Tecidos ( 20 vagas com duração de 30 dias ), Confecção de Tapetes em Barbante ( 20 vagas e duração de 60 dias ), Manicure ( 42 vagas e duração de 60 dias ), Kit Praia:- Estamparia em Cangas e Chapéus, Bordados com Pedrarias em Chinelos e Bolsas Praia ( 20 vagas com duração de 60 dias ), Cabeleireiro ( 60 vagas com duração de 4 meses ) e Artesanato em Jornal ( 20 vagas com duração de 60 dias ).

sábado, 8 de maio de 2010

2ª Mostra Stúdio da Dança -Barra do Garças 2010

Por Luiz Carlos Bezerra
--
Dia 19 de junho, sábado, às 19:30 h, no Anfiteatro Fernando Perez- anexo a Prefeitura Municipal de Barra do Garças- o Stúdio da Dança apresenta sua 2ª mostra de atividades realizadas no primeiro semestre do corrente ano. No palco, cerca de 60 alunos divididos em coreografias de ballet clássico, infantil, juvenil e adulto, Jazz dance, street dance, dança de salão e dança contemporânea, abrilhantarão o espetáculo.
O Stúdio da Dança- que têm a administração e direção geral de Paulo de Sá e Elisa Miranda, e atuação artística do professor Luiz Carlos Bezerra- pontua a falta de investimentos e apóio cultural por parte do município, que desde o início das atividades da escola de dança, em junho de 2008, não demonstra nenhuma sensibilidade e estima que viabilize a produção cultural na cidade.
Driblando todas as dificuldades o Stúdio insiste na realização de ações como esta na certeza de que a mobilização ao fim atingirá resultados graticantes e engradecedores para a cultural local.
Para contemplar a 2ª Mostra Stúdio da Dança, garanta seu convite que já esta à venda na academia, localizada na rua Pires de campos, nº 436, enfrente ao INSS, centro de Barra do Garças. Para maiores informações, (66) 9208-3636.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Secretaria de Estado de Cultura (SEC) divulga programação do Aniversário de Mato Grosso

Por Assessoria SEC-MT

A Secretaria de Estado de Cultura realiza uma série de eventos durante todo o mês de maio em comemoração ao aniversário de Mato Grosso. A programação tem apresentações musicais, exposições e oficinas que valorizam a Cultura local.
História:
Foi no século XVI que a Formação Territorial Brasileira que teve seu início, com o estabelecimento das Capitanias Hereditárias, cuja finalidade era garantir à Coroa Portuguesa o domínio efetivo do litoral, proceso que resultou no povoamento de toda região litorânea.

É nesse período que foram constituídas as bandeiras em prol da formação dos primeiros núcleos populacionais no interior, com o estabelecimento de fazendas agropastoris.
Mato Grosso entra neste cenário a partir da descoberta dos primeiros veios auríferos, junto ao rio Coxipó, pela Bandeira de Pascoal Moreira Cabral.
No ano de 1.719, tem início o primeiro povoamento na Província denominado Arraial da Forquilha, localizada na confluência do rio Coxipó com o Ribeirão Mutuca.
Em 1748 é criada a Capitania de Mato Grosso que é desmembrada da Capitania de São Paulo. Vila Bela da Santíssima Trindade é elevada à categoria de sede administrativa da nova Província, assim permanecendo até 1835, quando a capital é transferida para Cuiabá.
Para acessar a programação, acesse o portal da SEC.