quinta-feira, 6 de maio de 2010

Secretaria de Estado de Cultura (SEC) divulga programação do Aniversário de Mato Grosso

Por Assessoria SEC-MT

A Secretaria de Estado de Cultura realiza uma série de eventos durante todo o mês de maio em comemoração ao aniversário de Mato Grosso. A programação tem apresentações musicais, exposições e oficinas que valorizam a Cultura local.
História:
Foi no século XVI que a Formação Territorial Brasileira que teve seu início, com o estabelecimento das Capitanias Hereditárias, cuja finalidade era garantir à Coroa Portuguesa o domínio efetivo do litoral, proceso que resultou no povoamento de toda região litorânea.

É nesse período que foram constituídas as bandeiras em prol da formação dos primeiros núcleos populacionais no interior, com o estabelecimento de fazendas agropastoris.
Mato Grosso entra neste cenário a partir da descoberta dos primeiros veios auríferos, junto ao rio Coxipó, pela Bandeira de Pascoal Moreira Cabral.
No ano de 1.719, tem início o primeiro povoamento na Província denominado Arraial da Forquilha, localizada na confluência do rio Coxipó com o Ribeirão Mutuca.
Em 1748 é criada a Capitania de Mato Grosso que é desmembrada da Capitania de São Paulo. Vila Bela da Santíssima Trindade é elevada à categoria de sede administrativa da nova Província, assim permanecendo até 1835, quando a capital é transferida para Cuiabá.
Para acessar a programação, acesse o portal da SEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário