quarta-feira, 24 de março de 2010

SISU passará por reformulação

A 2ª edição deste "novo" sistema de seleção ocorrerá em junho de 2010 e a nota do último Enem será usada ainda este ano em seleção para faculdades federais

O MEC (Ministério da Educação) fará uma nova rodada de inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em junho.
Segundo a secretária de Ensino Superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci, todas as 51 universidades federais e institutos de ensino que participaram da primeira edição do sistema têm interesse em continuar no processo.
Ainda não é possível saber quantas vão participar, já que nem todas fazem vestibulares duas vezes ao ano.
Conforme noticiou o R7, inicialmente o ministério havia previsto que a nova rodada poderia ser em maio.
Os alunos que tiverem interesse em disputar as vagas que serão oferecidas pelo Sisu vão usar a nota do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2009.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (23) após reunião do ministro Fernando Haddad com os reitores das universidades federais.
A pasta espera que outras universidades que não faziam parte do Sisu participem da etapa de junho. O período para adesão das instituições de ensino começará no final de abril e continuará até maio.
Mudanças
A reunião também apontou para algumas mudanças no sistema.
Em vez de três etapas de inscrição para preencher as vagas, o Sisu terá apenas uma, seguida por uma lista de espera.
Dessa forma, as vagas não ocupadas no primeiro período de inscrição serão preenchidas por meio de uma lista classificatória organizada a partir das notas dos estudantes no Enem.
Maria Paula afirma que ainda serão definidas quantas opções de curso o aluno poderá fazer dentro do Sisu:
- São ajustes operacionais que eram esperados, um processo dessa natureza passa por ajustes. Essa é a sexta reunião com reitores que a gente faz, o sistema foi desenhado com a participação das universidades e será assim em suas edições sucessivas.
A Andifes (associação nacional dos reitores de universidades federais) está preparando um documento com a avaliação sobre o novo Enem e o Sisu para os próximos meses.
Alan Barbiero, presidente da entidade, ressalta que o texto é uma avaliação "política, pedagógica e operacional":
- Pela reunião de hoje [terça], percebi que as colaborações dizem muito mais respeito às questões operacionais, do que do ponto de vista pedagógico ou político. Isso é positivo porque é mais fácil de ser ajustado. Estamos no caminho certo, precisando fazer ajustes operacionais.
Sobre a próxima edição do Enem, que deve ocorrer após as eleições, o ministério entregou um cronograma preliminar aos reitores.
De acordo com Alan, as inscrições do exame teriam início em junho e todo o processo - aplicação do Enem, abertura e encerramento do Sisu - acabaria em janeiro de 2011. Maria Paula avalia, no entanto, as datas ainda serão definidas pelo Inep (instituto do ministério responsável pela prova).

FONTE: R7 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário