quarta-feira, 28 de outubro de 2009

...Fragmentos...

(...)Há certas horas é que melhor ficar calado
deixa eu olhar pra você
e me sentir feliz
O teu silêncio
me fere mais que um não bem dado
Então me abraça forte
Não me castigue assim
...
Vai ver que o amor é assim mesmo
Embora eu possa ter você
E ainda haja alguma chance
Eu sei eu vi você sorrindo,
Num dos sonhos mais lindos
E essa pode ser
a minha última chance(...)
>>>:Perfect:<<<<
André Leono
Composição: Kelpo Gils/Fábio Cruz

domingo, 25 de outubro de 2009

Curso de Dança de Salão da PROCEV, em Barra do Garças: Satisfação e Sucesso!


O curso de dança de salão realizado pelo Programa Unidade da Pró-Reitoria de Cultura Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, campus de Barra do Garças-MT, foi sucesso total. A aulas aconteceram na semana de 19 a 23 de Outubro, no Stúdio da Dança, Escola de Danças em Barra do Garças, e foi ministrado pelo professora Vanessa G. Lopes Costa e, por seu parceiro e assistente , Josué Júnior, ambos do Campus Universitário de Cuiabá.
O curso contemplou aos participantes, além do prazer de dançar, um certificado de 20 horas, referente a este primeiro módulo, que trouxe quatro ritmos: bolero, forró, samba e sertanejo.
A professora Vanessa G. Lopes Costa é graduada em Educação Física, pela UFMT, licenciada em 1999, e é professora de Dança de Salão na Escola de Artes da Universidade, Campus de Cuiabá. Em entrevista, Vanessa se mostrou bastante feliz com o curso e comentou que o evento superou as suas expectativas. Para ela, o público presente se mostrou muito receptivo e solícito ao que estava proposto. Observou a participação da família, amigos, comunidade, de maneira geral, fato este que, de acordo com ela, não aconteceu no curso realizado em Rondonópolis, que teve como público participante, apenas universitários. A professora confessa, “adorei a cidade, e a estrutura que nos ofereceram para a realização do curso também. Para 2010, com certeza teremos o 2° Módulo, quero muito retornar à cidade”.
A sala de Dança ficou pequena diante do numeroso público, e apesar do calor e da exigente resistência física que requer a Dança, todos estavam freqüentes aos cincos dias de curso, inclusive Maria Tereza Godoy, técnica administrativa na UFMT, Campus do Pontal do Araguaia. Para ela o curso foi dinâmico. Ela diz que o curso passou rápido, e por ter acontecido em apenas uma semana, as aulas não foram cansativas. Maria Tereza também confirma que o evento superou as expectativas, em nível de público, logística e realização.
A interação entre comunidade e Universidade foi o que destacou Josué Júnior, acadêmico do curso de Biologia da UFMT, Campus de Cuiabá, estagiário na PROCEV e assistente no curso de Dança de Salão. Júnior acredita que ações como esta, têm o propósito de aproximar a comunidade externa da comunidade universitária, quebrando barreias e possibilitando um diálogo entre ambas. Ele aponta também que, tal projeto, visa proporcionar Cultura, descentralizando-a da Capital para o interior do Estado.
Paulo de Sá, proprietário e administrador do Stúdio da Dança, diz que o curso foi bastante proveitoso e que já está ansioso para o próximo. Aproveita a oportunidade e parabeniza à iniciativa das Técnicas administrativas da UFMT, Campus do Pontal do Araguaia, Gláucia e Maria Tereza, em viabilizar este curso em nossa cidade, afirmando que as portas estarão sempre abertas para eventos como este, que engrandece a Cultura.
Mais uma vez é notável os esforços que a PROCEV têm realizado para fomentar e propagar ações relevantes no âmbito da Cultura, Vivência e Bem-Estar, tanto para a Universidade quanto para a comunidade, que reconhece e aguarda sempre por mais ações.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ao Mestre com carinho.


Para começar, afirmo, Vôo Livre, escola de Dança e Vida”.
Não tenho dúvidas de que a Vôo Livre foi para mim uma melhores coisas que me aconteceu. A começar pela existência desta pessoa, Paulo Medina, professor, coreógrafo, diretor, psicólogo, amigo, colega, Assistente Social, enfim, MESTRE. Pessoa pela qual sinto muita saudade, e guardo comigo todos os dias, a cada aula que ministro, em todo momento que danço, em todo instante em que penso em vida.
Resumo o “tio Paulo” em uma só palavra, Arte. Não há coisa melhor do que a Arte. É a Arte que transforma, que nos faz enxergar o invisível. Paulo Medina é acima de tudo artista. Dotado de potencialidades, um Dom de Deus. Abençoado grandemente.
Ensinou-me mais do que dançar, me ensinou a olhar a vida como ela é, perfeita. Sempre me conduzindo pelos melhores caminhos, firmando diálogos constantes, que tenho certeza, vieram do céu.
Recordo perfeitamente das minhas primeiras aulas, meu primeiro contato. Foi mágico. Uma outra realidade. Fiquei muito surpreso com tudo, às aulas, metodologia, alunos, grupo, família. Acho que é isso, família, uma unidade, grupo bastante acolhedor e humano. É claro que os altos e baixos existem, é natural do homem, mas sempre fui orientado a me apegar pelo melhor, lembro-me da frase que dizia: “seja melhor que você mesmo”, e levava comigo onde é que fosse, não me deixando abater pelo cansaço.
Mais que formar bailarinos, profissionais da dança e para dança, Paulo Medina, Vôo Livre Cia de Dança-Cuiabá, orienta a formação de cidadãos. Pessoas seguras, conscientes de si, do meio que o rodeia, e aptas a difundir a Arte em sua totalidade, como deve ser.
Não posso deixar de destacar aqui uma outra frase que Medina dizia, e que soa em mim, “A vida nos oferece o máximo, então, porque sempre nos apegamos ao mínimo? Optemos pelo máximo”. É o que tenho comigo até hoje.
Forte abraço Tio Paulo.

De seu eterno aluno, bailarino, amigo, fã,
Luiz Carlos Costa Bezerra
Barra do Garças, 16 de Outubro de 2009.



IV Simpósio de Jornalismo UNEMAT. CONSIDERAÇÕES

A primeira turma do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal de Mato de Grosso, Campus do Araguaia, participou pela primeira vez do IV Simpósio de Jornalismo da UNEMAT, realizado de 06 a 09 de outubro, no Campus Universitário em Alto Araguaia.
Infelizmente, nem toda a turma, composta por cerca de 40 acadêmicos, pôde participar, porém, 11 alunos driblaram as dificuldades financeiras, entre outras barreiras e viajaram os 256 Km, e destaco, um bom trecho de estrada de chão, para fazer valer a pena, participar dos 10 mini-cursos, palestras com conceituados profissionais da Comunicação e conhecer também a, delicada, realidade do curso de Jornalismo da Universidade vizinha.
Digo delicada, pois a UNEMAT, Universidade Estadual de Mato Grosso, em Alto Araguaia, forma no final deste ano à primeira turma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e é de extrema importância o estágio pelo qual passa o curso, a fase de reconhecimento do mesmo enquanto graduação, sendo este, um dos motivos pelo qual nos dispomos a participar do evento, conhecer de perto a trajetória pelo qual passaram e, diga-se de passagem, podemos considerá-los verdadeiros “desbravadores”, a ponto de transformarem vestiários abandonados e minúsculas salas, em quase que, deplorável situação, em estúdios de TV e rádio para prática de suas atividades.
O Simpósio acontece deste de 2006, ano em que houve a abertura do curso dentro da Universidade, e este ano, 2009, ocorreu o lançamento do 3º livro, OPINIÃO NA MÍDIA CONTEMPORÂNEA, com autoria dos profissionais de comunicação da instituição, e isto nos remete àquela idéia, “quem não é visto não é lembrado”. Sendo assim, o Departamento de Comunicação Social da referida Universidade não deixa passar despercebido tal aspecto, pois é certo que toda a produção gerada dentro da instituição deve servir de “prova” para garantir a validade do curso para todos que estão em torno deste, comunidade interna e externa.
Em nome da primeira turma de Comunicação Social da UFMT, em Barra do Garças, agradecemos a todos os que colaboraram e fomentaram, de forma direta e/ou indireta, a participação dos acadêmicos no referente evento. Estamos muito felizes e convictos de que trilhamos pelo caminho certo. Aqui registramos a nossa gratidão, reforçando que, em pouco tempo estaremos atuando, de forma mais abrangente, em prol, inicialmente, de nossa região. Aqui, nosso muito obrigado.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Stúdio da Dança (Barra do Garças) sedia curso de Dança de Salão do PROCEV UFMT


Inscrições Prorrogadas!!!
O Programa Unidade da Pro Reitoria de Cultura Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, realizará curso de Dança de Salão para os técnicos-administrativos, docentes e discentes da Universidade em Barra do Garças.

O curso será realizado no Studio da Dança, localizado na Rua Pires de Campos, Centro, Barra do Garças (em frente ao INSS). O primeiro módulo (Forró, Bolero, Samba e Sertanejo) terá duração de 20 horas (com certificação) e será ministrado pela professora Vanessa G. Lopes Costa, de 19/10/09 a 23/10/09 das 19 h às 23h. O curso não tem custos, mas os inscritos terão o compromisso de comparecer às aulas. As vagas são limitadas.

As inscrições foram prorrogadas para o dia 16/10. Envie um email para : mariaterezagodoy@Yahoo.com.br ou ascom_ufmtaraguaia@yahoo.com.br ou no centro administrativo (Campus II) para Maria Tereza. Porém, só serão inscritos os que receberem a confirmação por e-mail. Torça!
Fonte: FOCAIA UFMT

domingo, 11 de outubro de 2009

Deu Chabu no ENEM!


Roberto Boaventura da Silva Sá
Dr. em Jornalismo/USP. Prof. de Literatura da UFMT
rbventur26@yahoo.com.br

Assim que o professor Fernando Haddad – ministro da Educação – no final de março deste ano, anunciou proposta de unificar o vestibular das universidades federais, criando novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apresentei-me contrário à idéia. Nesse sentido, publiquei nove artigos neste espaço entre 15/04 e 03/06.
Em “Novo vestibular, novos problemas” (28/04), no 4º parágrafo, afirmei: “...na elaboração de provas unificadas poderão se perder controle e rigor dos pares – entre si – que há nas atuais comissões elaboradoras das provas (das federais). Denúncias contra essas comissões são raras. Hoje, muitos concursos públicos já estão desacreditados no país. O vestibular poderá ter o mesmo fim. Políticos poderão intervir – sim – a favor de parentes. Como controlar isso? Como acreditar na honestidade nacionalizada? Tento. Não consigo”. Em maio, em reunião com o MEC, reitores também demonstraram preocupação semelhante. À época, foram tranquilizados. Agora, deu chabu!
A prova vazou. Pergunto: algum espanto? Não. O Brasil chafurda na corrupção. Nada mais garante lisura em quase nenhum processo seletivo nacionalizado. O novo ENEM, agora valendo vaga para as federais, sempre será porta aberta a fraudes. Pior: nem sempre haverá uma repórter no meio do caminho de mercenários, “amadores” ou não. Como já disse outrora, esse formato de exame visa a contemplar a elite. A meu ver, foi o maior golpe político, travestido de acadêmico/democrático, que se deu depois de 64. Assepticamente, após massacrar a autonomia das universidades, o autoritário governo federal, através do MEC, acertou no cérebro da nação.
Como tantos tentaram – em vão – dialogar com o MEC, pedindo mais tempo para estudar a proposta, como cidadão e funcionário público, questiono sobre a responsabilidade direta do ministro da Educação por eventuais gastos extras (cerca de 35 milhões) para a impressão de novas provas. Digo mais: a teatralização da segurança de cada etapa que envolve o processo no INEP, mostrada pela Rede Globo, a mudança de consórcio e recrutamento de aparato policial não me comovem e não me convencem.
Por falar em novas provas, depois da casa arrombada, o MEC disponibilizou cópia das duas provas canceladas. As do segundo dia continham três partes: a) redação; b) prova de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”; c) prova de “Matemática e suas Tecnologias”. Valha-me!!! Nunca vi gostar tanto de “tecnologias”!
Breves comentários. Começo pela redação. Com base em dois artigos do Estatuto do Idoso, do enunciado da proposta destaco: 1º) a seguinte redundância: “...redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa...”. Redigir já pressupõe escrever; 2º) uso inadequado, conforme a própria norma culta, de letras maiúsculas em: “...Selecione, Organize e Relacione, de forma coerente e coesa, Argumentos e Fatos para defesa de seu ponto de vista”. Essas maiúsculas são injustificáveis. Para quaisquer destaques já há convenções: o negrito, o itálico, o sublinhado. Como está, desrespeita a inteligência do candidato e complica ainda mais o ensinamento também desse tópico da língua padrão, já bastante mordida.
Sobre o tempo. Mesmo com algum preparo, gastei uma hora e meia para ler e responder as 45 enfadonhas questões de “Linguagens...”. No geral, as perguntas são ridículas, redundantes na intenção central, algumas dúbias, e outras explicitamente ideológicas. Ex.: n. 3 (sobre o imposto de renda) e n. 30 (campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo). Mas para chegar às perguntas, há uma avalanche de textos que as antecedem. Conclusão: o tempo é insuficiente para redigir uma boa redação e dar conta também de mais 45 questões de “Matemática...”. A título de lembrança: há pouco, em muitos vestibulares, a redação não disputava tempo com outras provas. Escrever pressupõe reflexão. Pensar demanda tempo. Por isso, convido todas as autoridades que, às pressas, aprovaram essa aberração, a fazer as tais provas à frente de câmeras de TV, como num “reality show”. Aposto: paredão pra todos. Que tal? O desafio está no ar.

sábado, 10 de outubro de 2009

Dias ...

"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso, apenas, dar boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que a vida faça o resto..."

William Shakespeare

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

...




(...)Eu só quero que você saiba


Que estou pensando em você


Agora e sempre mais


Eu só quero que você ouça


A canção que eu fiz pra dizer


Que eu te adoro cada vez mais


E que eu te quero sempre em paz
Tô com sintomas de saudade


Tô pensando em você


E como eu te quero tanto bem


Aonde for não quero dor


Eu tomo conta de você


Mas te quero livre também


Como o tempo vai e o vento vem(...)

domingo, 4 de outubro de 2009

Corazón Partio-Alejandro Sanz


¿quién me va a

entregar sus emociones?

¿quién me va a pedir

que nunca le abandone?

¿quién me tapará esta

noche si hace frío?

¿quién me va a curar

el corazón partío?

¿quién llenará de primaveras este enero,

Y bajará la luna para que juguemos?

Dime, si tú te vas, dime cariño mío,

¿quién me va a curar el corazón partío?

Hehe, infelizmente Verdade....

Composição: Alejandro Sanz

Cultura Sem Politicagem Já!!!

Abaixo aos "administradores das instituições públicas" que dificultam e não levam em consideração os artistas locais, em especial os profissionais da dança que, com muito custo, tentam aos poucos difundir esta arte no Vale do Araguaia...
"Um dia da caça o outro do caçador"
"Só a Cultura pode contribuir, significativamente, para um mundo mais humanitário".

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

(...)Te vi de tarde não consegui chegar em você
Depois de tudo que eu ouvi
Estou bem melhor por ter feito o que eu fiz
Sim, foi o que eu quis fazer
Corri atrás pra ver tudo o que eu vi
Estou bem melhor por ter feito o que eu fiz
E da vitória o gosto eu senti
Sim, foi o que eu quis fazer
Mas você ficou pra trás
Eu batalhei minha vida mudou
Mas o fato de eu ter mudado minha vida
Não mudou quem eu sou(...)

Charlie Brown Jr.