sexta-feira, 16 de outubro de 2009

IV Simpósio de Jornalismo UNEMAT. CONSIDERAÇÕES

A primeira turma do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal de Mato de Grosso, Campus do Araguaia, participou pela primeira vez do IV Simpósio de Jornalismo da UNEMAT, realizado de 06 a 09 de outubro, no Campus Universitário em Alto Araguaia.
Infelizmente, nem toda a turma, composta por cerca de 40 acadêmicos, pôde participar, porém, 11 alunos driblaram as dificuldades financeiras, entre outras barreiras e viajaram os 256 Km, e destaco, um bom trecho de estrada de chão, para fazer valer a pena, participar dos 10 mini-cursos, palestras com conceituados profissionais da Comunicação e conhecer também a, delicada, realidade do curso de Jornalismo da Universidade vizinha.
Digo delicada, pois a UNEMAT, Universidade Estadual de Mato Grosso, em Alto Araguaia, forma no final deste ano à primeira turma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e é de extrema importância o estágio pelo qual passa o curso, a fase de reconhecimento do mesmo enquanto graduação, sendo este, um dos motivos pelo qual nos dispomos a participar do evento, conhecer de perto a trajetória pelo qual passaram e, diga-se de passagem, podemos considerá-los verdadeiros “desbravadores”, a ponto de transformarem vestiários abandonados e minúsculas salas, em quase que, deplorável situação, em estúdios de TV e rádio para prática de suas atividades.
O Simpósio acontece deste de 2006, ano em que houve a abertura do curso dentro da Universidade, e este ano, 2009, ocorreu o lançamento do 3º livro, OPINIÃO NA MÍDIA CONTEMPORÂNEA, com autoria dos profissionais de comunicação da instituição, e isto nos remete àquela idéia, “quem não é visto não é lembrado”. Sendo assim, o Departamento de Comunicação Social da referida Universidade não deixa passar despercebido tal aspecto, pois é certo que toda a produção gerada dentro da instituição deve servir de “prova” para garantir a validade do curso para todos que estão em torno deste, comunidade interna e externa.
Em nome da primeira turma de Comunicação Social da UFMT, em Barra do Garças, agradecemos a todos os que colaboraram e fomentaram, de forma direta e/ou indireta, a participação dos acadêmicos no referente evento. Estamos muito felizes e convictos de que trilhamos pelo caminho certo. Aqui registramos a nossa gratidão, reforçando que, em pouco tempo estaremos atuando, de forma mais abrangente, em prol, inicialmente, de nossa região. Aqui, nosso muito obrigado.

2 comentários:

  1. Como sempre seus textos são claros, objetivos e com considerações bastante relevantes. Adoro teu blog, Luiz. Abraços =)

    ResponderExcluir